Sanduíche (do inglês sandwich), também chamado de sanduba (português brasileiro) ou sande ou sandes (português europeu), é um tipo de alimento que consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada carne, queijo ou outro tipo de alimento. Também pode ser feito com um pão inteiro, geralmente de pequenas dimensões.
Os sanduíches são, habitualmente, consumidos ao lanche ou como uma refeição rápida, durante o almoço ou o jantar.
Conforme o historiador Edward Gibbon, seu nome teria se originado em 1762 a partir de John Montagu, quarto conde de Sandwich, aristocrata inglês do século XVIII, que tinha o hábito de comer pedaços de carne entre duas fatias de pão durante as suas intermináveis partidas de uíste.
Um dos seus parceiros de carteado, James Cook, deu o nome de Sandwich a ilhas do Oceano Pacífico descobertas por ele em 1778. Hoje, tais ilhas são chamadas de Havaí. Existem, no Oceano Atlântico, a sudeste da América do Sul, as desabitadas ilhas Sanduíches do Sul.
Daí em diante, o sanduíche, nas suas mais diversas formas, se popularizou internacionalmente, especialmente em países como Inglaterra, Países Baixos, Alemanha, Itália (bruschetta, tramezzino, panino), Estados Unidos (cachorro-quente, hamburguer) etc.
Esfiha é uma pequena torta assada originária da Síria e do Líbano, e encontrada em outros países do Oriente Médio, como a Jordânia, Israel e Iraque, além do Brasil e Argentina, para onde foi levada por imigrantes Árabes (sírio-libaneses) e tornou-se extremamente popular.
Existem diversas receitas de esfirra. A forma tradicional sempre é feita com massa de pão, assada no forno, com recheios que podem ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas.
LanchoNet © Todos os direitos reservados - 2011
Por: Caio Vega